O regresso a escola é sem dúvida a maior das preocupações por estes dias para os pais que têm resguardado os seus meninos em casa desde o mês de março.
Este fim-de-semana debatíamos precisamente este tema em casa, sobre todas e cada uma das implicações deste regresso ao “novo normal”. Porque verdade seja dita, após tantos meses em casa, a sair a correr, a lavar as mãos e colocar gel vezes sem conta, isto tudo já é novo normal.
As nossas meninas voltaram para a Escola esta semana e ambas não podiam estar mais felizes. A mais velha até contava as horas para regressar, e não estou a exagerar.
Esta é a semana de atividades recreativas. Há poucas crianças e a oportunidade é ótima para que fiquem já habituados a este frenesim de desinfetar as mãos vezes sem conta e em todos os espaços. Quais os pontos de gel, quais são os procedimentos para almoçar, para irem ao WC. Na próxima semana já dominam todo o espaço.
Ambas estavam a precisar de este convívio. Reparei nas férias que tanto as minhas meninas como outros meninos deixaram de socializar. A minha filha era do gênero de criança que arranchava 1 amiguinha em qualquer lado. Agora nem se interessou na proximidade com ninguém, estava com a irmã. E nem houve interesse de parte de outras crianças. Vi outros pais pegarem os miúdos como a fugir sempre que outra criança se aproximava. E fiquei a pensar se isto não estará a ter mais implicações no desenvolvimento físico, psicológico, emocional deles do que o próprio bicho.
Falei com a médica de família que confirmou exatamente isso: as consequências para o desenvolvimento infantil são preocupantes.
Então, mãe sofre, e deixa os retonhos irem e ser felizes e aprender, a estar com os amigos, a celebrar a amizade. Guardo os meus medos no estojo da máscara juntamente com o sentimento de culpa de quem teme enviar para a escola as suas filhas com os receios e dúvidas de serem apanhadas pelo vírus.
Ontem houve reunião de pais e gostei de ouvir que estão a tomar as medidas de segurança necessárias para controlar a situação. E aquelas em que fiquei com dúvida, sei que será resolvido com o decorrer das aulas, que isto tudo também é novo para eles. Costumo fazer um pouco de pressão e ser exigente e persistente no pedido informações. Porque se algo aprendi com tudo isto e com as histórias que ouvi, é que não podemos facilitar. Ah, não vou colocar gel porque foram dois segundos só… ah deixa ir até ali sem máscara… bom é o suficiente para ficar contagiado. Ah que fomos a pastelaria beber café e vieram limpar a mesa com um pano húmido e sujo, é só uma café deixa estar… não, não… não pode ser deixa estar, pois assim muita gente ficou contagiada no sul em restaurantes… por isso a palavra de ordem é ser exigente e não baixar a guarda!
Mas vou confiar nas instituições, nas das minhas filhas em particular. Se na Glam&Sweet estamos a ser rigorosos com as limpezas, os distanciamentos, as manipulações de artigos, a higienização de mãos, claro que eles também estão.
A minha menina fez anos ontem e no sábado terá a sua festa de aniversário que já espera desde o aniversário anterior J. Ela percebeu muito bem que não poderá ter a festa com as 20 crianças que costuma ter, mas uma festa com as melhores amigas e amigos. E está muito feliz por isso. São os mesmos meninos que estão no Jardim de Infância, não fazia sentido não fazer festa de aniversário se os convidados convivem com ela todos os dias!! E esta mãe festeira já está a ajustar os pormenores todos, que para mim também é uma felicidade!!
Mas uma das implicações deste regresso às aulas é a visita aos avós. Que aconselhamos a não virem a festa de aniversário. Mas não pela festa em si, mas porque já estão na escola e quem sabe se há alguém contagiado e é assintomático. Portanto com festa ou sem festa, agora que voltam a escola as visitas já voltam a estar muito limitadas. É uma chatice 🙁 . Mas pelo bem de todos é a escolha certa. Iremos partilhar todos os vídeos e fotografias depois e faremos uma Vídeo Chamada para que possam cantar os parabéns também. Ainda bem que existe essa possibilidade.
E de resto… pois estamos a preparar tudo para o regresso, pois é sempre divertido forrar livros, etiquetar materiais, aquele cheirinho bom dos cadernos novos. Que este ano vai ficar abafado pelo cheiro de gel.
Mas estou com baterias carregadas, pronta para não ficar doente por este novo desafio, mas com espírito de que vai correr bem. O início de ano letivo é divertido e precisamos passar a mensagem aos nossos meninos de que o local onde estão é seguro, que não precisam andar com medo e aterrorizados, mas sim estar atentos e como bom súper herói não baixar a guarda e não facilitar a vida ao bicho maluco.
Bom regresso ao novo Ano Letivo.
Um beijinho da Glam
Fotografia: Escola vetor criado por freepik – br.freepik.com