Menu Fechar
Partilhar:

5 Erros na Organização de Festa Infantil em casa

Eu adoro organizar festas infantis. Há dois momentos que espero ansiosamente durante o ano todo: as Festas de Aniversário das minhas filhas!

Quando nasceu a minha primeira filha, a Eva eu estava fascinada com a ideia de organizar as suas festas. Nasceu a miúda e nasceu a mãe festeira!

Mas, valha-me… cometi tantos erros inicialmente que teria adorado ter um manual  NOT TO DO, para que o caminho tivesse sido mais fácil.

Posto isto, vamos explorar os 5 erros na Organização de festa Infantil em casa.

ERRO Nº 1 É NÃO PEDIR AJUDA:

Eu acredito que és uma super mãe, mas por favor, quando organizes a festa de aniversário do teu filho pede ajuda!

Pode ser a uma irmã, tio, madrinha, vizinha, uma amiga e claro, inclui a tua família mais próxima, esposo(a) e filhos.

Imagina-te nesta situação: precisas fazer doces, salgados, fazer espetadas de fruta, sumos naturais… E olhas para o relógio… pânico total, faltam menos de 2 horas e ainda não decoraste nada, não está a mesa de doces no sítio certo e ainda precisas ir levantar o bolo de aniversário e os balões!

E durante a festa? Não passaste o tempo suficiente com a tua filha porque ainda foste cozinhar mais salgados, repor as sandes, limpar a bebida que caiu no chão… passou a festa e não tiraste suficientes fotografias porque estavas nas limpezas ou a cozinhar…

Mas se formas uma equipa, tudo muda.

Podes pedir o favor a algum convidado de confiança que, no caminho apanhe o bolo de aniversário ou os balões. Podes pedir a madrinha da tua filha para vir um pouco antes para ajudar-te com a decoração enquanto estás na cozinha, e confia nela!!! Podes pedir ao teu esposo para tratar da playlist de música e tirar fotografias durante a festa. E podes pedir a tua irmã para repor frutas ou sumos enquanto estás a realizar alguma atividade divertida para o teu filho e seus convidados.

Não vale a pena stressar e tornar o processo caótico porque queres fazer tudo sozinha, és uma super mãe, mas tens limites. E o mais importante é estar com o teu filho o dia da festa e feliz, e não com cara de quem foi esmagada por uma máquina!

ERRO Nº 2 NÃO TER UMA CHECK-LIST:

Um dos 5 erros na organização de Festa Infantil em casa e também dos mais comuns é não fazer lista de tarefas ou check-list. Eu sei que a cabeça de uma mãe anda quase a velocidade da luz e que a memória da mãe é a de um elefante, ou uma comunidade deles. Mas não colocar em papel o que é preciso fazer para a festa de aniversário dos filho vai gerar ansiedade, stress e caos.

Ou seja, vais deitar-te a pensar em tudo o que precisas fazer ou aquilo que já fizeste e provavelmente minutos antes da festa vais lembrar-te daquilo que era fundamental e não fizeste, passando a ficar frustrada.

Por isso faz um check-list geral. Eu aconselho fazer por tema e até colocar quem vai tratar do assunto, pode ser um fornecedor, poder ser a tua irmã, tu própria.

Exemplo de Check-list Geral:

Data, Tema, Convidados, Local, Decoração, Lanche (inclui o bolo de aniversário), Entretenimento, Lembranças e Segurança (para esta altura).

Faz uma lista de Temas e tarefas relacionadas com estes temas, e sub tarefas se necessário:

Por exemplo:

Tema: Convidados          

Tarefas: Fazer a lista de convidados, Tratar do convite, Enviar convite, Conferir convidados confirmados, Necessidades especiais de convidados (alergias por exemplo).

Assim podes ter a certeza que trataste de tudo porque está assinalado nas tuas check-list.

ERRO Nº 3 NÃO INCLUIR O ANIVERSARIANTE NO PROCESSO DA FESTA (sempre e quando não seja festa surpresa).

Quantas mães perguntam aos filhos: qual é o tema da festa que queres? Assim que recebem a resposta voam preparar tudo sem o incluir nas tarefas da preparação da mesma.

Só fiz isto nos primeiros 3 anos de vida da minha filha. Os dois primeiros pois obviamente não era capaz de o fazer tão cedo, mas no terceiro ano foi mesmo por querer controlar tudo.

Mas desde que descobri que, não só é mais divertido fazer tudo com a participação das minhas filhas mas também alivia-me o stress e o processo porque, vejamos, se elas fizeram garantidamente estará tudo perfeito. Elas sentem-se orgulhosas com o trabalho que fizeram, felizes por tudo o que alcançaram e não só divertiram-se em família naquele período de tempo que dura uma festa infantil mas durante todo o processo, criando memórias únicas e inesquecíveis.

ERRO Nº 4 ESQUECER QUE É UMA FESTA DE CRIANÇAS

As crianças desejam sobretudo brincar na sua festa de aniversário, é o trabalho que desenvolvem melhor. E também desejam ver a sua personagem favorita estar presente na decoração, e até pode não ter uma personagem favorita mas terá alguma preferência.

Há tempos atrás li um post no facebook que me marcou de certa forma. Uma mãe manifestava que estava extremamente frustrada porque tinha perguntado ao filho se queria um tema para a sua festa de aniversário. Ele respondeu que queria o Hulk.

A mãe estava muito frustrada porque odiava a cor verde e perguntava por sugestões para fazer uma decoração e mesa de doces sem a cor verde.

Só sou eu que vejo ao Hulk verde? Se ele quer que a festa seja do Hulk, dificilmente não terá verde. Se não é uma cor que nos agrada, sempre podemos suavizar com branco e azul, colocar aguarelas mais leves e não sobrecarregar a mesa da personagem (isso também não aconselho).

Qual foi o resultado desta festa? A criança não gostou, mal viu o Hulk que tinha pedido. Mãe e filhos ficaram frustrados.

Mãe, a opinião dele importa, aliás é a mais importante de todas as opiniões. Eles não precisam ter uma festa gigante, mas sim uma a sua medida, com as suas brincadeiras, personagens e cores favoritas.

Não te esqueças que a festa é do teu filho e só precisas satisfazer as suas expetativas, não as tuas, não as de outros adultos e muito menos as da revista de tendências ou o pinterest.

ERRO Nº 5 COMPRAS IMPULSIVAS

Este era o teu orçamento para a festa do teu filho: 150,00€. Total gasto após compras impulsivas e de última hora porque pode ser necessário? 200,00€

As compras impulsivas e não planeadas definitivamente levam a descarrilar os orçamentos e a muito desperdiço.

Vejo muitas mães queixarem-se do excesso de desperdiço. Eu também fui assim, ficavam frigoríficos cheios de coisas que não foram consumidas, decorações temáticas que não foram utilizadas (completo desperdiço pois eles não vão pedir de novo esse tema).

Como é na prática?

Vais a loja de conveniência e vês 3 decorações diferentes sobre o tema da festa da tua filha e pensas que parecem interessantes e podem ser necessárias, mas não tens a certeza se funciona por isso vais levar mais uma decoração alternativa. Passas no corredor dos petiscos e pensas que seria interessante levar 5 tipos de bolachas, mais batatas, pipocas, tal vez madalenas e pirulitos, mas pensas fazer mais duas ou três especialidades.

Mas a avó vai preparar 40 croquetes, 40 mini pasteis, 40 rissóis mas seria bom também preparar mais umas coisas extras como salsichas, sandes e tal vez pizza ou cachorros.

Não esqueças que é um lanche, para criança, para 1 dia!! Salvo se queres que fiquem a semana inteira em casa a comer, não precisas servir tanta coisa!

Por isso o check-list é tão importante pois te mantem focada no necessário mantendo controlo sobre a o orçamento sem descarrilar em compras impulsivas! Mantem-te no caminho!.

Agora já conheces os 5 principais erros que se cometem ao organizar uma festa infantil em casa.

Espero que te ajudem a facilitar o processo.

 

Beijinhos da Glam

#festainfantil #festaemcasa #festaparacriancas #organizacacaodefestainfantil #checklistfestainfantil