EMPATIA, BONDADE E CORAGEM
OS 3 SUPER PODERES QUE VÃO SALVAR A HUMANIDADE
Neste artigo de hoje não vou apresentar-vos ideias para Festas Infantis. Hoje escrevo-vos sobre uma forte crença, para alguns mantra, que me guia todos os dias. Considero-os como super poderes e acredito firmemente que vão salvar esta Humanidade: A Empatia, a Bondade e a Coragem.
Não, não sou de todo, nem estou próxima de ser, um ser humano que possa comparar-se com as pessoas mais bondosas e corajosas da História. Tenho medos, e dúvidas e tomo decisões erradas todos os dias sem falta. Mas sou também aquela mãe que tenta no possível contribuir para um mundo melhor para as minhas filhas e para as crianças que se cruzam no meu caminho.
Com esta pandemia, sempre imaginei que iria surgir o melhor da humanidade, ouviam-se cânticos nas varandas em solidariedade com os que estavam fora, e a vontade de estarmos juntos, principalmente as crianças, era cada vez maior. De abraçar e dizer amo-te a quem não estava ao pé de nós.
Eu sou muito positiva e a minha vontade de manter a fé na humanidade é muito alta, por isso acredito e tenho fé nestes super poderes e que eles vão mudar o rumo das coisas. Sei que esse é o caminho certo para uma sociedade de valores, de respeito mútuo, de valorização, de igualdade, de bondade e solidariedade. São valores que aprendemos no seio da família como núcleo fundamental de uma sociedade mais unida, onde o amor é o centro e resposta de tudo.
Quando visito a internet, especificamente as redes sociais, entristece-me ler a quantidade de ódio gratuito que por ali se espalha. Insultos a completos desconhecidos, o irrespeito por opiniões diferentes, há quem demonstre medo de manifestar-se de alguma forma na sua própria rede social pelo medo a ser espezinhado. A falta de empatia e de amor preocupam-me muito. Ler comentários não é de todo leitura recomendada. É nesse momento que as dúvidas me assaltam, e perco a fé.
Mas depois acontecem coisas maravilhosas que me levam acreditar de novo. Pequenos gestos de outras pessoas, a força de uma comunidade que luta, uma mensagem solidária, um gesto de confiança, um texto de um desconhecido, ou uma mensagem de vitória de uma Vice-Presidente eleita.
Ou, um simples acontecimento na vida da tua filha….
A semana anterior a minha filha Eva, a mais velha, ficou uns minutos em silêncio a pensar se devia ou não contar algo que fez, mas ganhou coragem.
Existe um casal, pais duma amiga da turma da minha filha, com o qual tive um desentendimento. Bom, alguns vão reconhecer esta história; amigos contratados para um serviço, foram desonestos e irresponsáveis…e enfim Mas adiante.
Nas escolas existem aquelas crianças bullies que dizem coisas como: não, tu não jogas, és feia, não és parte do grupo, não gosto de ti…. Bom, há uma assim na sala da minha filha… a F… e a minha menina queixa-se das vezes que a exclui dos jogos, das vezes que “lhe rouba” as amigas. E eu digo-lhe, amor, então brinca com outras meninas. Não fiques isolada e triste pois o problema não és tu, é a menina que deseja sentir-se poderosa. Também digo-lhe que escolha meninas mais bondosas e carinhosas. Que pode brincar sempre com a menina F, mas que não precisa de copiar o seu comportamento pois esta atitude é muito feia e magoa as outras crianças.
Esse dia não foi exceção: a menina F, estava no seu habitual tira e encolhe de escolher amigas e excluir aquela porque é tal coisa, de proibir as que ela escolhe de brincar com outras… Eva foi foi brincar com outras crianças a espera do seu turno por assim dizer. Quando o tal turno chegou… pois as outras meninas já tinham saído, a F diz à minha filha que já podem brincar juntas.
Num momento de descanso, pois estiveram a correr, Eva reparou que a filha daquele casal, a M, estava sentada sozinha e a chorar pois ninguém brincava com ela. E a minha filha então disse a F, olha vamos chamar a M… para brincar pois está triste e sozinha. E que disse esta menina F? Eu não quero brincar com ela, estou cansada e a descansar, não importa de está a chorar, ficas aqui. E eis a parte em que fiquei orgulhosa: a minha filha respondeu, olha, então descansa tu sozinha, eu vou brincar com a M pois não a quero ver chorar.
YES!!!! A Minha filha foi a menina mais doce e empática deste mundo! Foi bondosa, carinhosa, e teve a coragem de dizer a F que não! E mostrar-lhe a atitude correta! Fiquei tão orgulhosa mas tão orgulhosa dela que parecia que o coração me ia saltar do peito.
Disse-lhe, filha, estou orgulhosa de ti! Foste bondosa e corajosa! Claro que podes brincar com a M, sempre que quiseres, com qualquer criança que tu quiseres, só não te esqueças de ser quem tu és, ser sempre melhor, e que há atitudes menos corretas que não deves copiar.
E ela não estava certa se me contava ou não, pela história com aquele casal… pois confesso que seria bem incomodo que elas duas ficassem as melhores amigas por razões óbvias. Mas a minha menina tem um coração de ouro, é o melhor que ela tem, pois está cheio de doçura, de bondade, de empatia e de coragem. E até serviu de exemplo para mim.
E pelo menos esse dia senti que até estou a ser boa mamã. Com todas as dúvidas que possa ter, com todos os defeitos, sei que estou a ensinar estes super poderes as minhas filhas, A Empatia, a Bondade e a Coragem, e que elas vão ser sobretudo excelentes seres humanos.
Quando tenho dúvidas sobre algo? Penso… como é que isto alimenta a minha alma? Que é que o amor faria? Sei que as vezes a escolha não é a mais certa, que as vezes falho e posso ser egoísta, especialmente quando se trata dos que amo. Quando a dúvida é muito grande opto sempre pelo amor a minha família. Há decisões impossíveis para seres pouco evoluídos e pouco iluminados como eu… mas o caminho até lá faz-se errando, caindo, levantando, aprendendo, corrigindo, evoluindo…
Eu sinceramente espero que este caminho seja percorrido por muita gente…
O caminho da EMPATIA, DA BONDADE E DA CORAGEM, uma melhor versão de ti próprio (a) cada dia. Tal vez gostes de ouvir este autor, que gosto muito, falar sobre este caminho… é o Neale Donald Walsh, autor dos meus Livros Favoritos, Conversas com Deus. https://www.youtube.com/watch?v=DwwlFOh3V14
BE BRAVE AND KIND! Até a Cinderella sabe isso!
Beijinhos da Glam TL